sexta-feira, 15 de novembro de 2013

RESENHA CRÍTCA - O CODIGO DE ÉTICA DE UM SECRETARIO (A)

O Código de Ética do Profissional de Secretariado Brasileiro (Publicado no Diário Oficial da União de 7 de julho de 1989.), é composto por oito capítulos e vinte artigos, bem claros e objetivos, para exercer a profissão com êxito diante dos padrões éticos.
 
Começando com os princípios fundamentais, como o prestigio, a responsabilidade e o zelo pela profissão, seguindo com os direitos que o profissional tem em ter uma remuneração adequada e a cursos e treinamentos relacionados a profissão. Assim como os direitos o código também fala sobre os deveres, como respeitar a profissão e lutar pelo  seu progresso. Direcionando seu comportamento profissional, ao bem da moral e da ética.

O código também fala sobre os tipos de relações em um ambiente profissional, começando com as relações ente profissionais secretários, mantendo a solidariedade e um clima profissional no ambiente de trabalho, não usando de influencias e amizades pessoais para  o próprio bem.

Seguindo com a relação com a empresa, onde se deve agir como facilitador e não prejudicar os outros profissionais no ambiente de trabalho. Por fim as relações com as entidades da categoria, onde os profissionais devem participar ativamente, pois esses órgãos os representam e lutam pelos direitos profissionais da categoria.

Um dos principais assuntos importantes tratados no código é o sigilo. Sendo uma das maiores competências do profissional de secretariado, pois ao exercer a profissão o contato com assuntos e documentos importantes aumenta cada vez mais ao decorrer da carreira, exigindo do profissional sigilo e o cuidado. ao tratar de tais assuntos e documentos.

O código finaliza tratando a importância da obediência e aplicação do mesmo. Sendo um dos instrumentos básicos  para o direcionamento correto do exercício da profissão e um parâmetro para a auto avaliação, por isso seu uso é indispensável e de extrema importância. Indicado para Estudantes pois assim conhecerá mais sobre a profissão e seus direitos e deveres e também para os Profissionais já Formandos pois assim conseguirá fazer uma auto avaliação e corrigir ou evitar possíveis Contratempos.

Portanto, para que haja um bom desempenho da profissão dentro dos padrões éticos, é necessário que o profissional entenda que o mercado de trabalho esta crescendo e os profissionais mais requisitados e valorizados no mercado sempre serão aqueles de elevado comportamento éticos, moral e emocional, Além de  trazer consigo as exigências de comportamento e atitudes adequados. Para o secretario (a) ser entregado com as funções que lhe são exigidas, tem que agir com honestidade e lealdade além de ter uma conduta ética e assim criando um ambiente de confiança.

Ética, hoje, é valor agregado, cobrança de mercado, exigência de qualidade, garantia de produto e serviço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário