segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ÉTICA E PESQUISA - O MEIO DE CONDUTA

por: Luiz Fernando de Oliveira Souza
                   
Ética e Pesquisa - O meio de conduta
                               
Ética e Pesquisa - O meio de conduta
 
A ética é, de longe, o ponto principal da pesquisa acadêmica. Independente de esta ser científica, de campo ou com seres humanos. Nas relações interpessoais, a palavra ética aparece constantemente como escudo e apoio para aqueles que se sentem de alguma forma banidos por algo que vai contra as normas e regras sociais e jurídicas. Na pesquisa, a coleta de dados, o fornecimento de informações e a formação de opinião são, de certa forma, o alicerce para aquela possa ocorrer com efetividade.

Segundo Max Weber (1864-1920), há dois tipos de ética: Ética da convicção: conjunto de normas e valores que orientam o comportamento na sua esfera privada (lei moral). Ética de responsabilidade: conjunto de normas e valores que orientam a decisão na vida pública (lei da eficácia). E o conjunto das duas, se torna necessário para uma pesquisa completamente apta a ser divulgada. Há uma comunidade científica onde se estabelecem os princípios éticos. Essa comunidade é auto-referente e auto-regulada.


Dentre esses princípios, destacam-se: Primazia: quem publica o primeiro artigo sobre o tema, tem o crédito da descoberta (ou da invenção) Avanço do conhecimento: todo artigo científico deve conter um resultado inédito e relevante para a Ciência Reprodutibilidade: todo experimento publicado deve ser replicável por outrem É importante salientar algumas das maneiras em que a ética pode ser ligada a pesquisa. É necessária a análise ética da pesquisa no sentido do respeito ao ser humano.


A pesquisa como um todo, deve respeitar os valores primordiais e secundários do ser humano de forma física, moral e psicológica. O respeito às pessoas e aos seus direitos constitui-se no principal "passo" para o início de uma pesquisa. Uma pesquisa é criada com o objetivo de alguma forma de edificação. Sem o respeito ao indivíduo, não há a base para tal.


Também é preciso verificar, se a maneira como se conseguiu os dados da pesquisa foram feitas de boa fé. Se o pesquisador utilizou-se de algum meio que seja contrário ao que se denomina ética, não se constitui uma pesquisa dentro dos padrões caracterizados como corretos. Há alguns anos atrás, comitês de ética e organizações, definiram os "pecados capitais" da conduta errônea neste meio: mentira, a falsificação e o plágio.

Esses são elementos que o pesquisador deve excluir de sua pesquisa, sob pena de ilegalidade e má fé. A ética deve ser encarada como algo imprescindível e inerente a qualquer pesquisa e a qualquer comportamento do humano. Não é objeto, nem algo que se possa dispensar, mas é um valor tremendo a qualquer postura do indivíduo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

5 DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO PROFISSIONAL...

1 - TRACE SEU OBJETIVO PROFISSIONAL

O que você quer ser? Um diretor de uma multinacional? Dono de seu próprio negócio? Seus sonhos podem parecer muito distantes e às vezes impossível quando se é jovem. Porém o que se planta agora se colhe no futuro. Nada é impossível desde que você planeje todos os seus passos e se projete inteiramente para alcançar seus objetivos. Faça um planejamento. Trace metas e siga-as sem desviar o caminho. A concorrência é grande, porém muitas pessoas deixam de percorrer o caminho para o sucesso diante de alguns obstáculos. Nunca desista e siga em frente! Você não precisa puxar o tapete de ninguém, subornar ou mentir, seja apenas você e acredite em seu potencial.

2 - NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR

Às vezes irão surgir no meio do caminho algumas questões que nos deixarão pensativos: “Será que devo aceitar este emprego?” ou então “Será que devo transferir o meu curso?”. Muitas vezes deixamos de abrir mão de nosso conforto e estabilidade por um emprego novo da qual teríamos que nos dedicar mais ou simplesmente por medo de arriscar. Nunca deixe o medo falar mais alto. Apenas não arrisque quando perceber que as chances de erros são maiores que as chances de acertos. Às vezes ficar anos no mesmo emprego pode gerar uma desilusão futura.

3 - TENHA AUTO-ESTIMA

Saiba que tipo de profissional é você e dê valor em si mesmo. Seja realista e humilde, porém nunca deixe que alguém te rebaixe ou fale mal de suas características profissionais. Entenda quais são as críticas construtivas e destrutivas em relação a sua pessoa. Utilize as críticas construtivas para aperfeiçoar-se, pois sempre estamos em processo constante de aprendizado. Lembre-se que mesmo quando vivemos uma experiência ruim da qual não queremos vivenciar mais, dali é possível extrair os frutos do aprendizado.

4 - NÃO CONFUNDA A EMPRESA NÃO É SUA AMIGA

Já ouvi gente se lamentando: ” Como puderam me demitir? Eu fiquei anos lá, não aceitei algumas propostas porque eu gostava deles e era fiel à empresa.” Ou então: ” Não vou sair, pois meu chefe precisa de mim.”. Já ouviu aquele velho ditado: “Amigos, Amigos, Negócios a parte?”. Não pense que se uma empresa precisar te demitir ela não irá aplicar esse ditado à risca. Se você não é amigo íntimo do dono, obviamente não precisa deixar seu chefe na mão, mas também não pode deixar de crescer profissionalmente, pois se a empresa realmente gosta de ti como pessoa, eles irão querer ver seu bem e irão entender que você está saindo pois quer crescer profissionalmente.
Essas foram as dicas que eu elaborei para vocês. Esqueci de algo? Colabore com o Multiplicidades, postando suas dicas nos comentários deste post.

5 - VISTA A CAMISA DA EMPRESA

Entenda o que a empresa que você trabalha espera de você. Geralmente as empresas esperam que seus funcionários se preocupem com o bem-estar de todos e principalmente com a lucratividade. Para que você mostre que se importa com o crescimento da empresa apresente ideias construtivas, participe dos eventos e seja produtivo durante o seu horário de trabalho. Evite participar de movimentos que geram vibrações negativas dentro da empresa, evite fazer fofocas e seja o mais profissional possível. Você não precisa trabalhar 12 horas por dia para dizer que está vestindo a camisa da empresa.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Elizabeth Kataoka é funcionária do grupo Votorantim há 17 anos.

Elizabeth Regina Kataoka, 43 anos, é secretária há 25 anos. Declaradamente apaixonada pela profissão, Elizabeth está há 17 anos como assistente-executiva no grupo Votorantim. Para ela, ser uma pessoa ética e discreta são requisitos fundamentais para se dar bem no mercado de trabalho. Leia abaixo a entrevista concedida para o G1



G1 - Por que a senhora quis estudar secretariado? Onde e quando se formou?

 
Elizabeth Regina Kataoka - Escolhi a profissão por vocação. Me formei em "técnico em secretariado", em 1983, e "secretariado executivo bilíngüe", em 1993.

G1 - A senhora já atuava como secretária antes de fazer o curso superior?

Elizabeth - Sim, passei a cursar "secretariado executivo bilíngüe" após ter atuado alguns anos como secretária. Já havia iniciado a faculdade de letras, porém optei por uma formação mais direcionada e específica na área. 

G1 - Como começou a sua carreira? A senhora chegou a estagiar?

Elizabeth - Iniciei minha carreira aos 18 anos estagiando na Ford do Brasil e na General Motors. Estes estágios foram muito importantes para mim, pois tive o privilégio de iniciar a profissão em duas grandes multinacionais. Em seguida, passei a atuar em outras empresas como secretária junior, secretária gerência e secretária diretoria. Aos 26 anos, já cursando o curso superior em "secretariado executivo bilíngüe", ingressei na KSR Distribuidora (unidade de negócios da Votorantim Celulose e Papel), empresa que trabalho há 17 anos, hoje como assistente-executiva.

G1 - Como é o dia-a-dia de uma secretária executiva?

Elizabeth - As atividades são muito diversificadas. Somos multifuncionais. Temos que estar atentas a tudo, priorizar as tarefas do dia, coletar informações e estar sempre focada na solução de problemas e na busca de resultados, intermediando contatos e rotinas.  

G1 - Como você lida com situações esteriotipadas como a de que secretária só serve cafezinho?

Elizabeth - Hoje, servir café não faz parte das atribuições da profissão. As atividades são totalmente ligadas a assessoria dos executivos, focando os objetivos da empresa e facilitando as rotinas da área em que atua. 

G1 - Qual a maior dificuldade da carreira? E a melhor parte da profissão?

Elizabeth - A maior dificuldade é entrar e atuar em uma empresa de grande porte. A melhor parte é poder ter conhecimento e conhecer várias áreas, e em empresas de diversos segmentos. 

G1 - Qual a sua avaliação sobre o mercado de trabalho? Paga bem? Tem espaço para todo mundo?

Elizabeth - O mercado é concorrido. As chances são maiores para quem possui diferenciais, como curso superior na área, domínio de mais de um idioma, etc. A remuneração é bem melhor em empresas de grande porte, cargos bilíngües e de assessoria a executivos de primeiro escalão. 

G1 - Qual o principal diferencial de uma secretária executiva para uma secretária sem formação superior?

Elizabeth - O curso superior em secretariado executivo, além de preparar a profissional para atuar na área, fornece o direito da habilitação na profissão. O curso oferece um conhecimento mais específico em áreas como direito, línguas, economia, matemática financeira, contabilidade, etiqueta empresarial, técnicas secretariais, gestão empresarial, entre outras disciplinas.

G1 - Quais características uma secretária tem que reunir para se dar bem na carreira?

Elizabeth - Ética é fundamental. Dentre as características principais posso citar: formação escolar adequada, domínio em microinformática, boa fluência verbal, conhecimento de dois ou mais idiomas, dinamismo, maturidade emocional, iniciativa , flexibilidade, organização, comprometimento com o trabalho, possuir capacidade de trabalhar sob pressão, saber administrar conflitos, facilidade no relacionamento interpessoal e em trabalho em equipe, pró-atividade, apresentação pessoal impecável, ser discreta, educada, bem-humorada e paciente.

G1 - Que dica a senhora daria para quem quer fazer secretariado?

Elizabeth - Em primeiro lugar é preciso gostar da profissão. Procurar fazer os cursos formadores como o técnico, tecnólogo ou bacharel em secretariado, manter-se sempre atualizada com cursos extracurriculares, idiomas e estar sempre bem informada, através de leitura de jornais e revistas semanais.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ÉTICA PROFISSIONAL E SUAS FACETAS!!!

O maior problema de Ética nas empresas é a omissão do líder no papel de implantar e garantir a ética nas relações profissionais, seja com fornecedores, nas relações entre empregados da empresa, com clientes, com entidades governamentais, com o bem estar social da comunidade e com o meio ambiente.
 
Um líder permissivo, que deixa que alguns profissionais mal intencionados criem discórdia dentro da empresa, usarem o e-mail ou memorandos como ferramentas de desunião e estresse, ou ainda que deixa seus funcionários agirem de maneira desleal junto a seus fornecedores ou aos seus clientes, é um líder que precisa ser afastado da gerência ou no mínimo reeducado para saber administrar conflitos e colocar a ética no dia-a-dia de sua empresa ou setor.
 
O problema se agrava quando o dono da empresa, os diretores, os acionistas ou o presidente é permissivo e anti-ético, o que com certeza gera as brigas internas mais homéricas na empresa e o cliente acaba ficando em último plano.
 
Isso acontece porque o alto comando não entendeu que um líder que promove um ambiente interno instável gera uma série de problemas como a perda de talentos, alta rotatividade de clientes, perda de mercado e perda de fornecedores responsáveis. Dessa maneira a ética empresarial está vinculada aos lucros e crescimento da empresa, a falta de ética é com certeza a falta de lucros mais substanciais e emperra o  crescimento do negócio.
 
A seguir um vídeo do programa televisivo O Aprendiz, onde o líder, no papel do empresário e apresentador de televisão Roberto Justus dá um exemplo de liderança ética. Divirtam-se:
 
 
Uma observação importante a ser feita no vídeo é a atitude do empresário Roberto Justus em demitir primeiramente o líder de grupo, pois ele é o responsável pela ética na empresa e só depois o empregado que cometeu o ato.
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

sábado, 12 de outubro de 2013

O PODER DA ARGUMENTAÇÃO!!

Segundo dicionário Aurélio - Argumentação significa - ato ou arte de argumentar / conjunto de argumentos.

O que são Argumentos???

Argumentos são provas apresentadas para demonstrar a ideia que você defende é correta. Sempre que argumentamos temos, o intuito de convencer alguém a pensar como nós.

Vejamos:


 
 Existem diferentes tipos de argumentação.
 
Argumentação por citação
Sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em evidência.
Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.
A citação pode ser apresentada assim:
 
Assim parece ser porque, para Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget, 1994, p.11). A essência da moral é o respeito às regras. A capacidade intelectual de compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma equilibrada.
 
O trecho citado deve estar de acordo com as ideias do texto, assim, tal estratégia poderá funcionar bem.
 
Argumentação por comprovação
A sustentação da argumentação se dará a partir das informações apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a acompanham.
Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
 
 Jornal Folha de São Paulo:
 
O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lança hoje o Mapa da Exclusão Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministério da Educação, mostra o número de crianças de sete a catorze anos que estão fora das escolas em cada estado.
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil, estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).
 
(Mônica Bergamo. Folha de S. Paulo, 3.12.2003)
 
Veja que nesse tipo de citação o autor precisa de dados que demonstrem sua tese.
 
Argumentação por raciocínio lógico
A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.
 
Revista Veja:

“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia.”
VARELLA, Dráuzio. In: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2000.
 
 
Para a construção de um bom texto argumentativo faz-se necessário o conhecimento sobre a questão proposta, fundamentação para que seja realizado com sucesso.
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

QUEM DISSE QUE É FÁCIL SECRETARIAR???

Achem essa pessoa e mandamos cortar a cabeça......seria assim que a Rainha de Copas do "Filme Alice no País das Maravilhas" agiria!!

Mas a realidade é outra; não podemos simplesmente mandar cortar a cabeça do chefe só porque ele foi rude, ou até mesmo porque está num mal dia.

Ser secretária requer disciplina, paciência, vontade, criatividade, postura e principalmente ética.

Para quem não sabe e para os que já sabem: Segundo dicionário Aurélio - Ética - Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.


ÉTICA PROFISSIONAL - UMA QUESTÃO DE ATITUDE

Alguns princípios de ética para entendermos melhor como essa palavrinha faz diferença na vida não só dos profissionais de secretariado, mas também em todas as outras profissões.


Ética Profissional

- Discrição no exercício da profissão;
- Observação das normas e procedimentos administrativos;
- Segredo profissional;
- Tratamento cortes e respeitoso a todos;
- Honestidade no trabalho, etc...

Condutas Éticas

- Estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência;
- Agradecer gentilezas;
- Ser Pontual, etc...

Condutadas não Éticas

- Gritar com amigos;
- Fazer intrigas, fofocas;
- Utilizar informações e influências a seu favor para conseguir vantagens pessoais.


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CAROS LEITORES....

Esse Blog foi criado para compartilharmos histórias da nossa profissão, textos, resenhas, fotos e curiosidades sobre tudo que se refere a essa(esse) profissional, e o que podemos aprender com essa carreira que nos possibilita abrir um leque de oportunidades de aprendizado para diferentes métodos/formas de estudos!!
 
Espero que curtam!!